Neste dia 26 de agosto realizamos, no Cerest Regional , o 7º Encontro o Gestar II em Ouricuri. Tivemos como material de estudo os TPs 4 e 5. Começamos com a leitura deleite. Um belo texto de Luís Fernando Veríssimo. Falamos um pouco sobre ciúme, tema do texto e espectro de todas as existências humanas. Foi bem interressante ! Fizemos também uma dinâmica: formamos um círculo onde circularia uma caixa, enquanto rolava uma música. Pausada a música, a pessoa com a caixa na mão deveria responder a um questionamento. Os questionamentos tratavam sobre cultura, letramento, escrita e um pouco de tudo que viríamos nos TPs. Era o momento da provocação. Logo após, sequimos para a 1ª atividade do TP 4. Dispensamos 20 minutos para a resolução e fizemos a discussão. Em seguida, dividi a unidade 13 em partes, de acordos com as seções, pedi que lessem , discutissem e apresentassem ao grande grupo suas conclusões, de modo que toda a teoria proposta na seção fosse visitada. Este encontro é destinado ao estudo dos TPs. As oficinas e o fechamento das teorias serão feitos no próximo encontro. Antes da apresentação dos grupos, assistimos a uma parte do filme Central o Brasil que contempla ,de forma muito feliz, o tema Letramento. Foi maravilhoso! O filme é fantástico !
Quanto a apresentação dos grupos, tudo correu a contento. Esta turma é muito aplicada, nos entedemos muito bem.
Terminamos o período matutino e seguimos para o almoço ao meio-dia com retorno previsto para as 13:30 h. Iniciamos o turno vespertino às 14:00. Nossa primeira atividade: Cada um é cada um, TP 5. Foi interessante ver um mesmo gol sendo narrado de várias formas. Vários estilos. Discutimos sobre o que seria Estilística e como trabalhamos com ela dentro e fora de sala de aula. O texto Palavras são palavras ... também foi muito emblemático no que concerne a essência e ao poder das palavras e como elas podem e são um recurso estilístico. Fizemos evocações em busca de palavras nossas, de nosso campo sentimental. Encontramos palavras e bordões: mainha, alfininho, calunga,bossal, Pelos poderes de Grayscom ! Tô certo ou Tô errado? Você só pensa naquilo!
Um texto que muito nos impressionou foi o texto Palavra. Ele simplesmente nos diz: você pode tudo e mais um pouco em matéria de estilística e semântica desde que use a palavra certa no lugar certo. Foi brilhante!
Chega o momento de relatar o Avaçando na prática, as profssoras cursistas Edilene Oliveira e Creuza Monteiro relatam experiências exitosas e dizem como adoram os TPs, bem como as maravilhas que o material do Gestar II tem feito em suas práticas. Logo após, partimos para uma outra dinâmca, seguimos o mesmo esquema da anterior, mudamos apenas os questionamentos, ou melhor, não havia mais questionamentos, iríamos apenas cantar sempre que a música parasse. Era um momento de desconstração e projeção. Estou muito feliz! Tudo correu bem. Preciso registrar que o nosso prefeito - Ricardo Ramos- esteve conosco neste dia. Pôde nos ver estudando, nos fazedo melhores para o trabalho e a vida, como comprovam fotos anexas. Termino dizendo que sinto o cheiro da despedida, estamos terminando o curso. Espero que os cursistas tenham, ao menos, metade da satisfação que tenho. Acredito que crescemos porque estamos dicutindo. Uso as palavras de Paulo Freire para justificar minha impressão: " Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão-ação." Até o próximo encontro!
Vejamos os melhores momentos:
Esse encontro foi muito bom. Teve uma energia positiva que nos envolveu que nos deixou leves e libertos de tudo, ligados apenas no conhecimento, na troca de informação e aprendizagem.
ResponderExcluirA presença do Srº Prefeito de Ouricuri levou ao nosso encontro o brilho que faltava nesse dia.
Foi sem dúvidas um encontro inesquecível...