terça-feira, 15 de novembro de 2011

9º Encontro

Neste dia 04 de novembro, realizamos o nosso penúltimo encontro. Começamos às 8:00 h com a leitura deleite: Inimigos ( Luís Fernando Veríssimo) uma crônica maravilhosa sobre o amor e o tempo. Rimos, refletimos e discutimos sobre o caráter provocante das crônicas. Feito isto, partimos para o estudo da unidade 21 TP 6 : Argumentação e linguagem. Lemos discutimos e resolvemos exercícios. Internalizamos a noção de que em sentido lato, todo ato de enunciação é argumentativo. Vimos slides com a explanação sobre tese e argumentos. Foi um momento produtivo. No período vespertino, estudamos as unidades 22, 23 e 24. Procedemos da seguinte forma: dividimos a turma em três grupos e cada grupo estudou, sintetizou e apresentou uma unidade. Foi interessante!
Discutimos também, novamente sobre a construção dos projetos, que devem me ser apresentados até 25 de novembro, no próximo encontro. O 10º, o último.
Também dediquei um tempo para falarmos sobre a organização do portifólio. Entreguei-lhes um cd com orientações para formatação do portifólio, bem como todos os TPS , AAAS  e avaliações de entrada e saída digitalizados. Iria , neste momento , entregar as avaliações de saída para serem aplicadas nas escolas, mas por responsabilidade da gráfica, só o farei no dia 25 - 11.
O Gestar II chega ao fim, fechamos um ciclo: o ciclo dos encontros mensais. Mas estes 10 meses de discussão, risos e estudo nos fornece novas perspectivas, novos olhares para outros ciclos, tantos outros que farão parte da nossa prática pedagógica, que nunca mais será a mesma depois do Gestar.
Sei que muitas dúvidas ficaram, porém sei também que muitos portais foram abertos para os meus queridos cursistas, que muitas foram as provocações e que estas é que serão as propulsoras das pesquisas que , cada um fará, de acordo com sua necessidade. O material do Gestar II é uma fonte inesgotável de possibilidades. Tenhamos sede, provoquemos sede em nossos alunos, pois a fonte Gestar é nossa!
Agradeço a todos e todas que estiveram comigo nesta jornada: meus cursistas, meus colegas de curso, meu professor Madson Diniz, minha querida Betânia Soares.
“Digo: o real não está na saída nem na chegada: ele se dispõe para a gente é no meio da travessia”, João Guimarães Rosa.



  •  Meu eterno carinho!






  • Finalizo com a sabedoria de João Cabral de Melo Neto.

    Tecendo a manhã

    Um galo sozinho não tece uma manhã:
    ele precisará sempre de outros galos.
    De um que apanhe esse grito que ele
    e o lance a outro; de um outro galo
    que apanhe o grito que um galo antes
    e o lance a outro; e de outros galos
    que com muitos outros galos se cruzem
    os fios de sol de seus gritos de galo,
    para que a manhã, desde uma teia tênue,
    se vá tecendo, entre todos os galos.

    E se encorpando em tela, entre todos,
    se erguendo tenda, onde entrem todos,
    se entretendendo para todos, no toldo
    (a manhã) que plana livre de armação.
    A manhã, toldo de um tecido tão aéreo
    que, tecido, se eleva por si: luz balão.

    Vejamos os melhores momentos:










    segunda-feira, 3 de outubro de 2011

    8º Encontro - TPs 4 e 5

     Neste dia 30 de setembro, realizamos as oficinas correlatas aos TPs 4 e 5. Começamos ás 8:00 com a leitura deleite : O outro de Luís Fernando Veríssimo. Foi interessante ver como o autor brinca com nossas várias facetas diante da vida. Feito isto, parti para a apresentação de slides com as teorias do TP 4 a título de sabatina. Falei sobre letramento, a construção do sentido do texto, bem como da necessidade de repertórios. Conversamos também sobre os projetos que devemos construir até novembro. Estamos finalizando o Gestar II e o projeto é uma tarefa compulsória.
    Como oficina, utilizamos o modelo da página 220 do respectivo TP. Nos era solicitado que , a partir de uma imagem, produzíssemos uma propaganda. Foi muito interessante!
    Com isto, chegamos ao meio-dia, horário de intervalo para almoço.
     No período vespertino, iniciamos com o vídeo: Chico Bento no Shopping. Foi muito divertido! Logo após, seguindo a metodologia usada pela manhã, fiz a projeção de slides com os tópicos: Estilística, Coesão e Coerência. Dicutismo, vimos também algumas charges e partimos para a oficina. Pedi que produzissem uma propaganda usando a negação como recurso de coesão e coerência. Terminada esta etapa, chega a hora do Avançando na prática , a Professora Creuza Monteiro fez sua explanação, os demais ficam devendo para o próximo encontro. Agradeço a Deus pela oportunidade e pela força.  Agradeço também a minha amiga e irmã, Betânia Celho Soares pelo apoio.
    Como de costume, vejamos os melhores momentos:











    domingo, 25 de setembro de 2011

    30 de setembro - 8º Encontro

    Queridos e queridas, nosso 8º encontro foi adiado para o dia 30 de setembro.
    Espero todos vocês no Cerest Regional.  Bjo

    2º Seminário de Acompanhamento

    O nosso segundo seminário de acompanhamento foi interessante. Relatamos o que estamos vivendo nos municípios, trabalhamo o TP 6 e o que é também muito importante, nos reencontramos. O encontro é sempre produtivo, nos reavaliamos, ouvimos o outro, fazemos uma projeção de nós mesmos.
    Madson, meu formador, continua o mesmo: suave e construtivo. Foram três dias de pura alegria e satisfação!
    O fechamento fica agendado para 05 e 06 de dezembro, iremos apresentar, em grande plenária, todo o trabalho que realizamos nos municípios. Neste momento, poderemos trazer 02 de nossos cursistas. Acho que vai ser maravilhoso!
     O Gestar II está acabando. Está sendo maravilhosos ! Vamos sentir saudades.
     Vejamos os melhores momentos:








    terça-feira, 30 de agosto de 2011

    7º Encontro TPs 4 e 5

       Neste dia 26 de agosto realizamos, no Cerest Regional , o 7º Encontro o Gestar II em Ouricuri. Tivemos como material de estudo os TPs 4 e 5. Começamos com a leitura deleite. Um belo texto de Luís Fernando Veríssimo. Falamos um pouco sobre ciúme, tema do texto e espectro de todas as existências humanas. Foi bem interressante ! Fizemos também uma dinâmica: formamos um círculo onde circularia uma caixa, enquanto rolava uma  música. Pausada a música, a pessoa com a caixa na mão deveria responder a um questionamento. Os questionamentos tratavam sobre cultura, letramento, escrita e um pouco de tudo que viríamos nos TPs. Era o momento da provocação. Logo após, sequimos para a 1ª atividade do TP 4. Dispensamos 20 minutos para a resolução e fizemos a discussão. Em seguida, dividi a unidade 13 em partes, de acordos com as seções, pedi que lessem , discutissem e apresentassem ao grande grupo suas conclusões, de modo que toda a teoria proposta na seção fosse visitada. Este encontro é destinado ao estudo dos TPs. As oficinas e o fechamento das teorias serão feitos no próximo encontro. Antes da apresentação dos grupos, assistimos a uma parte do filme Central o Brasil que contempla ,de forma muito feliz, o tema Letramento. Foi maravilhoso! O filme é fantástico !
       Quanto a apresentação dos grupos, tudo correu a contento. Esta turma é muito aplicada, nos entedemos muito bem.
         Terminamos o período matutino e seguimos para o almoço ao meio-dia com retorno previsto para as 13:30 h. Iniciamos o turno vespertino às 14:00. Nossa primeira atividade: Cada um é cada um, TP 5. Foi interessante ver um mesmo gol sendo narrado de várias formas. Vários estilos. Discutimos sobre o que seria Estilística e como trabalhamos com ela dentro e fora de sala de aula. O texto Palavras são palavras ... também foi muito emblemático no que concerne a essência e ao poder das palavras e como elas podem e são um recurso estilístico. Fizemos evocações em busca de palavras nossas, de nosso campo sentimental. Encontramos palavras  e bordões: mainha, alfininho, calunga,bossal, Pelos poderes de Grayscom !  Tô certo ou Tô errado?  Você só pensa naquilo!
       Um texto que muito nos impressionou foi o texto Palavra. Ele simplesmente nos diz: você pode tudo e mais um pouco em matéria de estilística e semântica desde que use a palavra certa no lugar certo. Foi brilhante!
     Chega o  momento de relatar o Avaçando na prática, as profssoras cursistas Edilene Oliveira e Creuza Monteiro relatam experiências exitosas e dizem como adoram os TPs, bem como as maravilhas que o material do Gestar II tem feito em suas práticas. Logo após, partimos para uma outra dinâmca, seguimos o mesmo esquema da anterior, mudamos apenas os questionamentos, ou melhor, não havia mais questionamentos, iríamos apenas cantar sempre que a música parasse. Era um momento de desconstração e projeção. Estou muito feliz! Tudo correu bem. Preciso registrar que o nosso prefeito - Ricardo Ramos- esteve conosco neste dia. Pôde nos ver estudando, nos fazedo melhores para o trabalho e a vida, como comprovam fotos anexas. Termino dizendo que sinto o cheiro da despedida, estamos terminando o curso. Espero que os cursistas tenham, ao menos, metade da satisfação que tenho. Acredito que crescemos porque estamos dicutindo. Uso as palavras de Paulo Freire para justificar minha impressão: " Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão-ação." Até o próximo encontro!
    Vejamos os melhores momentos:









    sexta-feira, 29 de julho de 2011

    6º Encontro

         Neste dia 22 de julho de 2011, realizamos o 6º Encontro do Gestar II de acordo com cronograma firmado anteriormente. Vivenciamos as oficinas previstas no TP 3, mas com algumas adaptações. Iniciamos o encontro às 8:00h com , como de costume, a leitura deleite. O título do dia: Ponto e Vírgula ( Luíz Fernando Veríssimo) dispensa comentários! Feito isto, partimos para a explanação de slides com a sabatina do respectivo TP: Tipologia e Gêneros Textuais. Preciso dizer que o recesso escolar comprometeu o momento. Dos 24 cursistas, apenas 10 compareceram. Foi meio desanimador, mas seguimos com o andor. Surge aqui uma rima. kkk.
         Os slides foram esclarecedores. Logo após, partimos para a 1ª atividade do dia:  os dividi em três grupos, entreguei-lhes um texto e pedi que lessem, apontassem o gênero e a tipologia predominante, depois produzissem um texto que preservasse a ideia do original, mas em outro gênero. Dedicamos 40 minutos a isto e fomos para a apresentação que consistia em apresentar o texto original e o recém -produzido. Foi genial! Chegada a hora do lanche - pausa de 20 minutos. Tempo expirado, começamos a 2ª tarefa do dia: apresentei-lhes um início de narrativa e os pedi que concluíssem escolhendo uma de três opções, também dispostas, para desfecho. Chegamos às 11:30h , esta será a última atividade do dia. Hoje, iremos,somente, até às 13:00h. Conto com um imprevisto e o número de faltosos também endossa a decisão.
         Cada mês, crescemos um pouco. O Gestar tem sido uma ponte para lugares maravilhosos. Agendamos nosso próximo encontro para o dia 26 de agosto. Abordaremos os TPS 4 e 5.
         Estamos navegando. Navegar é preciso!
     Vejamos os melhores momentos:











    sexta-feira, 24 de junho de 2011

    5º Encontro

    Realizamos, neste dia 17 de junho, o Arraiá Gestar. Começamos o dia com a leitura deleite: Fico Assim sem Você ( Adriana Calcanhoto ). Cantamos, nos abraçamos - um abraço revigora e ilumina. Com o dia iluminado, partimos para o estudo da unidade 9 do TP 3. Realizamos as atividades propostas e seguimos para a unidade 11.
    Estivemos , todo o dia , envolvidos com o estudo e interagindo através de leitura, discussão, apresentação de slides e socialização de ideias. Os capítulos 10 e 12 serão vistos em casa, nos momentos de estudo individual.
    No 6º encontro, em julho, estaremos envolvidos nas oficinas que os recuperam.
    Terminamos o dia produzindo um novo texto para o memorial. Somos seres simbólicos e nossas memórias permeiam nossas simbolizações. O Getar tem sido epifânico!
     Como de costume, vejamos os melhores momentos: