sexta-feira, 24 de junho de 2011

5º Encontro

Realizamos, neste dia 17 de junho, o Arraiá Gestar. Começamos o dia com a leitura deleite: Fico Assim sem Você ( Adriana Calcanhoto ). Cantamos, nos abraçamos - um abraço revigora e ilumina. Com o dia iluminado, partimos para o estudo da unidade 9 do TP 3. Realizamos as atividades propostas e seguimos para a unidade 11.
Estivemos , todo o dia , envolvidos com o estudo e interagindo através de leitura, discussão, apresentação de slides e socialização de ideias. Os capítulos 10 e 12 serão vistos em casa, nos momentos de estudo individual.
No 6º encontro, em julho, estaremos envolvidos nas oficinas que os recuperam.
Terminamos o dia produzindo um novo texto para o memorial. Somos seres simbólicos e nossas memórias permeiam nossas simbolizações. O Getar tem sido epifânico!
 Como de costume, vejamos os melhores momentos:








domingo, 5 de junho de 2011

4º Encontro \ Oficina 2 TP 2

Neste dia 27 de maio de 2011, realizamos, no Cerest Regional, o 4º encontro do Gestar II - Ouricuri. Começamos o dia com a mensagem " Você Aprende." ( Shakespeare ). Apreciamos, refletimos, discutimos e fomos para a leitura deleite - O que é de praxe! O texto escolhido foi: Para Sara, Raquel, Lia e todas as crianças. ( Drummond ). É um texto belíssimo e de uma profundidade, necessária a nós, professores. Logo após, realizamos a 1ª oficina do dia: Entreguei-lhes três fichas contendo três diferentes práticas no ensino da língua materna: uma na perspectiva, apenas da gramática interna, outra da gramática normativa e por fim, outra que contemplava as três: interna, descritiva e normativa. Pedi que lessem o material, discutissem, indicassem em que tipo de gramática se pautava e aprovassem ou reprovassem a postura. Foi muito bom! Foi unânime a defesa da prática que contemplava os três tipos de gramática: partindo da interna, fazendo um trabalho de análise descritiva para por fim, mostrar as prescrições da normativa.
Depois, fomos ao lanche - Saco vazio não segura de pé! 
Retornamos ao trabalho. Solicitei que ,em trios, fizessem sequências didáticas para o trabalho com alguns conteúdos previstos na gramática normativa, mas atentando para contemplar a tríade das gramáticas. Feito isto,  sabatinamos as prescrições do TP 2 quanto ao assunto e partimos para outro ponto: A Arte, suas formas e funções. Para começar a discussão, exibi dois vídeos: Reação em  Cadeia  e Mensagens de otimismo (Chico Xavier). Conversamos sobre que elementos artísticos estavam presentes. Que função teriam os vídeos?
Terminamos o turno matutino. Saímos para o almoço às 12:00h com retorno previsto para as 13:30h.  Começamos a tarde com um vídeo para relaxamento: Cachoeira. Pedi ao grupo que relatasse as sensações. A 1ª atividade desta tarde foi criar telas com tema livre. Entrguei-lhes papel madeira, giz de cera e os deixei à vontade por 40 minutos. Terminada esta etapa, deu-se a presentação das telas. Foi  muito produtivo!
Continuamos na atividade, também produzindo telas, ma agora, com tema sugerido. Sugeri: medo, dor, alegria, busca, descoberta, tristeza, amor. O processo ocorreu como o relatado anteriormente. Fechamos aqui, com a nossa abordagem sobre a arte neste TP 2.
Chegamos ao horário do lanche vespertino. Às 15:30 recomeçamos com um novo conteúdo: Estilística - Figuras de Linguagem. Entreguei-lhes apostilas com as figuras divididas em três grupos: figuras de palavra, de construção e  de pensamento. Soliciteique lessem, dicutissem e produzissem um texto onde pudessem empregá-las em maior número. Os textos foram produzidos e apresentados ao grande grupo. Foi maravilhoso!
Chegamos ao fim da tarde, 17:00h sem ter tido tempo para apresentar o " Avançando na Prática ".  Acordamos fazê-lo no 1º momento do próximo encontro, previsto para 17 de junho. O Gestar tem sido, para mim , uma experiência de crescimento e, acredito que para o grupo também. Somos 26 cursistas e eu, formadora. 27 tripulantes da nave Gestar. 27, um número que muito me agrada: 2 e 7 = 9. Nove - 9, o meu número favorito. Isto é muito sugestivo. " Nada nesta vida é por acaso! "

Vejamos os melhores momentos: