Demorei a postar porque perdi este manuscrito e ,só agora, remexendo no baú , o encontrei. Foi merecida a vitória de Dilma e isto me inspirou esta crônica, que divido agora convosco.
Sim, a mulher pode!
Diziam que ela não emplacava: era feia, antipática, mandona, malquista... Ela emplacou! Ah! Emplacou mas não fará goleada: o povo não vai engolir. O Lula não aparece nela. Mulher não tem todo este crédito ...
Especulou-se de tudo e mais um pouco contra ela: mensalão, Erenice, falta de fé, aborto... Antes , até a natureza parece que conspirou contra; ela teve câncer, câncer linfático. Venceu! E este seria o prenúncio do que ela venceria mais adiante.
É, ela venceu. 57.000.000 de votos. Dilma emplacou, goleou, será presidente! Que Lula transferiu-lhe votos, isto é um fato, mas que ela tem seu mérito, também é outro.
Animem-se mulheres, saiam às ruas, levantem os braços, sorriam, dancem, gritem. É uma nova era que começa. Ela bradou em seu primeiro discurso: Sim, a mulher pode!
terça-feira, 3 de maio de 2011
domingo, 1 de maio de 2011
3º Encontro
Realizamos nosso 3º encontro neste dia 29-04-2011, no Cerest Regional - Somos intinerantes- tem sido difícil concentrarmo-nos no mesmo local. A abertura foi feita com a leitura deleite: O homem nu ( Fernando Sabino) foi interessante, rimos muito.
Em seguida, partimos para a 1ª atividade do TP 2, que trata do conceito de gramática. Respondemos, socializamos e discutimos. Isto no lapso de 8:30 ás 9:00 h. Depois fomos ao entendimento dos três tipos de gramática: interna, descritiva e normativa. Dividos em grupo, lemos a orientação do TP, resolvemos exercícios e socializamos para o grande grupo. Foi um momento produtivo. Ficou claro a importância do contemplar desta tríade no ensino de língua materna.
Ainda pela manhã, 11: 00 h, comecei a provocação para a percepção da arte e nossa relação com ela. Projetei imagens de telas de René Magritte : Modele-rouge, Golconde, Bluemotion, O filho do Homem, Os amantes e A traição das imagens. Esta última abordada no TP 2, unidade 7.
Observamos e respondemos algumas questões:
De que imagens você mais gosta?
Sugira significados para elas.
Você acha que elas são verossímeis ou absurdas?
A arte deve ter compromisso com o real ?
A apresentação das respostas foi feita à tarde e evidenciada a transcendência da arte e sua importância em nossas vidas, o que acarreta uma relevância para que seja contemplada na escola e no ensino de língua.
Feito isto, vimos o vídeoclipe, intertexto da tela Golconde - Magritte- para evidenciar a questão da arte e cotidiano. Como a arte está presente onde , sequer, percebemos. Analisamos também, neste turno, cuidadosamente, a tela : A traição das imagens, que levanta o viés da arte enquanto representação, sem necessariamente estar presa a verossimilhança.
Para finalizar, começamos a produzir textos para o memorial. O 3º encontro foi muito produtivo. teremos um novo momento no dia 27-05-2011. Até lá!
" Trabalhar é contruir e construir é crescer."
Vejamos algumas fotos:
Assinar:
Comentários (Atom)




